quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Marc Jacobs Spring 2009

Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton, desfilou na Semana de Moda de Nova York, a coleção Spring 2009 de sua própria marca, a Marc Jacobs. Buscando inspiração na década de 40, onde o processo de fabricação era limitado devido ao pós-Guerra, Marc seguiu o mesmo padrão usados pelas secretárias da época e do ecletismo colorido da idade do Jazz, ou seja, modelagem reta, saias abaixo do joelho, cintura fina, luvas, e chapéus, muito chapéus. Além disso, os lenços de cabeça, moda que surgiu durante a guerra e se mantém até os dias de hoje, foram vistos com frequência. Dentre a cartela de cores, Marc apostou nas sóbrias, tais como, vinho, azul marinho, branco, preto, pérola, marrom, grafite e verde musgo. As cores mais vibrantes e energéticas, como, mostarda, vermelho, violeta e verde eram vistas principalmente nos detalhes e acessórios.
Além dos anos 40, Marc buscara referências na cultura oriental, principalmente através dos Obis (faixas que complemetam o Kimono), marcando a cintura em todo o desfile. A modelagem também fizera referência ao vestuário tradicional chinês com túnicas, extremidades marcadas e o decote singular.
Nota-se também que Marc abusou do brilho, principalmente através dos tecidos metalizados, mesclando-os em todo o look.
A coleção brinca com o uso de diferentes texturas no mesmo look baseadas na obra do compositor George Gershwin e sua Rapsody in Blue. Xadrez com floral e metalizado, listras com floral, xadrez com metalizado e liso. É uma verdadeira mistura que funciona, principalmente pelas peças terem o mesmo "ton-sur-ton".
Mas o estilista nao abusara somente do mix de estampas. Este também apresentara na sua coleção os looks monocromáticos nas cores preto, cinza e salmão, principalmente para os vestidos e conjuntos de tailleur e saia. Todos estes marcados com obis ou cintos.
Dentre os detalhes vistos na coleção, é inegável a tendência dos ombros marcados. Tendência essa que começara com Balmain. Os adornos na cabeça estiveram presentes em todas as modelos, ora com chapéus, ora com lenços de cabeça. Para os pés, as sandálias, em sua grande maioria, eram amarradas nos tornozelos e nas pernas. Os acessórios comprovaram a tendência das maxibijuterias, onde os maxicolares eram rentes ao decote, e as inúmeras pulseiras grossas desfilavam em torno dos braços.

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