domingo, 4 de outubro de 2009

A arte de Yves Saint Laurent

           Yves Saint Laurent, leonino, nascido em 1º de agosto de 1936, na colônia francesa de Oran, na Argélia, sempre teve um senso criativo aguçado e seu contato com a moda foi ainda criança devido às influências de sua mãe.

          Seu primeiro prêmio foi aos 17 anos e no ano seguinte foi morar em Paris e não demorou muito para se tornar assistente da Christian Dior. Aos 21 anos, após a morte de Dior, Yves tornou-se diretor da Maison Dior. Em 1962, Laurent colocou sua grife no mercado e ficou conhecido no mundo todo. Após quatro anos, o estilista de alta costura foi o primeiro a criar uma linha de prêt-à-porter.

          A relação de Yves Saint Laurent com a arte foi muito intensa. Uma de suas maiores fontes de inspiração para suas criações era a arte contemporânea. Artistas como Mondrian e suas formas geométricas, o cubismo de Picasso, o cromatismo de Matisse e até a pop-art estiveram presentes em suas criações de alta-costura.

          Além disso, Yves também era um grande colecionador de obras de arte. Com um acervo estimado em mais de 1.200 peças. Alguns móveis e obras já foram leiloados em fevereiro deste ano e agora, outras obras e algumas jóias irão à leilão entre os dias 12 e 16 de novembro.



Matisse


Mondrian




Salvador Dalí



Picasso



Pop-Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário