sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cílios Luminosos?

Dessa, até Shu Uemura, o papa dos cílios postiços escandalosos, ia ficar com inveja. É que finalmente as pestanas criadas pelo maquiador japonês ganharam uma concorrente à altura no quesito surrealidade.





LED Eyelash, criado pela artista coreana Soomi Park, é um par de cílios iluminados e equipados com sensores de inclinação. Se a pessoa que está usando move a cabeça, o LED pisca seguindo esse movimento. Nesse vídeo, dá pra ver como funciona.
A ideia surgiu do que Soomi chama de «Obsessão dos Olhos Grandes», que se traduz no desejo das mulheres por olhos cada vez maiores. E a crítica é endereçada principalmente às asiáticas, pois, com relativamente poucas delas nascem com olhos grandes, essa característica passou a ser perseguida como ideal de beleza. E o repertório de recursos pra conseguir o olhão inclui desde maquiagem e cola até cirurgias plásticas.




À primeira vista, LED Eyelash parece coisa de ficção científica ou acessório de Cosplay/drag queen, mas, como toda arte, no mínimo vale pela reflexão que suscita. Prova disso é que, em 2008, o júri de um dos mais importantes prêmios de arte eletrônica do mundo definiu o projeto como «extraordinariamente belo e estranho, ao lidar com importantes questões de gênero e identidade com um senso de brincadeira desarmante e encantador
 
Fontes: Ecouterre e Soomi Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário